quinta-feira, 18 de junho de 2009

Merece reprodução!

REVISTA CAROS AMIGOS - Edição de Junho de 2009, p. 19.
Colunista: CESAR CARDOSO
www.carosamigos.com.br


Pesso@l!!

Li na Caros Amigos deste mês e tomo a "liberdade" de repoduzir o artigo, fazendo todas as devidas referências ao autor, claro!
Além de 2010 ser ano de eleições, repensar as funções de dominação e legitimação de discursos - perversos e cruéis - que as pesquisas (estatísticas e de opinião) têm exercido, sem qualquer contestação, pelo foto de se dizerem "científicas".
Embora esteja na academia e pesquisando empiricamente dados e números, sabemos que toda a verdade é relativa, bem como a produção científica não é isenta e imparcial como se diz.
Dia desses... acho que assistindo ao Jornal Nacional (SIM! Às vezes tenho coragem e estômago para assistir o Casal de 1 Milhão de Dólares da TV Globo!), por ocasião dos festejos de 'não sei quantos anos de programa', William Bonner com o tom de voz de felicidade, anuncia algo semelhante a isso: - Temos a honra de estar a frente de um telejornal livre e democrático, em que seu conteúdo é ISENTO (...). Claro que dei muitas gargalhadas...
O que ainda me abala é saber que as pessoas de fato acreditam nisso! Pensam que a Rede Globo e outros meios da "Mídia Grande" (já que estou referenciando e reverenciando a Caros Amigos) são os bons moços da história.
Pensar na função da mídia atualmente é verificar o papel dela como uma agência de controle informal, que exerce e forma opiniões de acordo com os seus interesses e os interesses dos grupos econômicos que estão no poder (falo aqui no poder político e econômico principalmente).
Há muito se fala do poder desta mídia em eleger seus representantes, mas, além, tem se subtraído análises das consequências desastrosas que a mídia tem produzido com a dita "opinião pública". É desta forma que se tem verificado a hiperinflação legislativa criminal, principalmente, só para exemplificar, os CaUos de Polícia como "Isabela Nardoni", o que se está tentando manipular com o "Deputado do Paraná", o "João Hélio" no Rio, enfim, cada um destes exemplos trás à tona um movimento de manipulação midiática na tentativa de se criminalizar condutas, com vistas a aprisionar mais e mais pessoas, para que os 'Cidadãos de Bem' (como os ricos adoram se auto-denominar) possam usar suas horas de lazer para fazer compras e curar suas infelicidades... GASTANDO, CLARO!
Embora a internet ainda seja um meio de comunicação seletivo pelo seu preço de investimento e manutenção e, também, nem todos os potenciais usuários sabem ler, destes, muitos não compreendem ou selecionam ou conteúdos que estão à disposição (note-se pelas páginas campeãs de acesso em que os temas preferidos são: sexo, humor, futebol e fofoca), eu ainda acredito que há espaço para a crítica e reflexão de temas tão relevantes como este, dos usos indiscriminados e abusos não revelados das pesquisas supostamente científicas!
Que possamos sempre alertar e difundir idéias que tragam alguma esperança para a construção de outros projetos de futuros possíveis e inclusivos! Além do que esta política de "Pão e Circo" que a "Mídia Grande" adora oferecer.

Em tempo, aproveito pra informar e divulgar mais uma livraria virtual, inaugurada pela Editora Casa Amarela:

Livraria Casa Vermelha - Livros para todas as esquerdas - www.livrariacasavermelha.com.br


Um beijo, Dani Felix

(clique na imagem para ler o artigo em melhor qualidade)

Nenhum comentário: