Chamada para submissão de artigos, v. 30, n. 3, 2025
Dossiê: História das mulheres, relações de gênero e sexualidades na América Latina.
O campo de estudos da História das Mulheres, das Relações de Gênero e sexualidades nas últimas décadas, se constituiu de grande importância na ampliação do campo historiográfico, permitindo que a produção do conhecimento histórico fosse generificada e virasse seu olhar e percepções para as mulheres, masculinidades e sexualidades dissidentes enquanto sujeitos da História. Inicialmente a História das Mulheres foi construída a partir da exclusão, hoje podemos afirmar que a persistência em excluir esses sujeitos da historiografia, assim como pessoas negras, pessoas indígenas, homossexuais, entre outros, pode ser compreendido na escrita da história pela sua ausência, pelo seu silenciamento. Dessa forma, a proposta do dossiê procura colocar em diálogo pesquisas com ênfase nos relatos, narrativas autobiográficas, nas trajetórias femininas, nos estudos de gênero e das sexualidades na América Latina, assim como da pluralidade e da interseccionalidade que envolve as experiências das mulheres. e outros sujeitos silenciados. A proposta visa desconstruir, deslegitimar e desnaturalizar o binarismo, a misoginia e o essencialismo biológico, o apagamento e as desigualdades infligidas às mulheres e transgêneros, que tem como ápice os feminicídios.
O presente dossiê tem por objetivo receber artigos que tratem dos estudos feministas, relações de gênero e sexualidades na América Latina. Desta forma, o dossiê contará com pesquisas interdisciplinares que intercruzam a categoria de gênero, que utilizem ciências auxiliares como a literatura, o direito, a imprensa, a educação, diferentes formas artísticas, etc. para enriquecer o conhecimento histórico, desde que tenham como finalidade primordial a visibilidade feminina, com outros marcadores sociais como a raça, a etnia, a classe, a geração, a sexualidade, possibilitando o debate interseccional.
O presente dossiê é proposto pelo grupo de Pesquisa do CNPQ, Observatório de Gênero, Diversidade e Educação na América Latina e Caribe, composto por pesquisadoras da Universidade Federal da Integração Latina Americana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná, Universidad de Buenos Aires e Universidad Austral de Chile e Universidade Nacional de Mar del Plata, e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais/Clacso e pesquisadoras especialistas na temática.
Submissões: até 15 de agosto de 2025 (previsão de publicação para dezembro de 2025).
Organizadoras:
Prof.ª Dra. Cleusa Gomes da Silva - Universidade Federal da Integração Latino –Americana. Docente do Programa de Pós-graduação em História/UNILA.
Prof.ª Dra. Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez - Universidade Federal da Integração Latino-americana, Docente do Programa de Pós-graduação em História e do PPG Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos da UNILA.
Prof.ª Dra. Ana Maria Colling - Pesquisadora da UNESCO junto à Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras. Especialista em história das mulheres, relações de gênero e sexualidades.
Referências:
GARGALLO, Francesca. “Feminismo Latinoamericano”. Revista Venezolana de Estudios de la Mujer. Caracas: Enero- junio, 2007- Vol. 12- N° 28.
NAVAZ, Liliana Suárez. Colonialismo, Gobernabilidad y Feminismos Poscoloniales. In: NAVAZ, Liliana Suárez, CASTILHO, Rosalda Aída Hernández (Org.). Descolonizando el feminismo. Teorías y prácticas desde los márgenes, Madrid: Ediciones Cátedra, 2008, p. 25-68.
GUZMÁN, Adriana. Descolonizar la memoria. Descolonizar los feminismos. La Paz; Tarpuna Muya, 2019.
BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1999, p. 3-100.
SEGATO, Rita Laura. “Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial’. E-Cadernos CES, n. 18, 2012.
LUGONES, Maria. “Colonialidad y Género”. Tabula Rasa. Bogotá, No.9, juliodiciembre 2008, p. 73 -101.
LUGONES, Maria. “Rumo a um feminismo descolonial”. Estudos feministas. Florianópolis, Volume 22, nº setembro-dezembro 2014, p. 935-952.
BIDASECA, Karina Andrea; LABA, Vanesa Vázquez. Feminismos y (des) colonialidad. Las voces de las mujeres indígenas del sur. In: BIDASECA, Karina Andrea; LABA, Vanesa Vázquez. Feminismos y poscolonialidad: Descolonizando el feminismo desde y en América Latina. Buenos Aires: Godot, 2011. p. 1-18.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. “Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
SOIHET, Raquel.” Mulheres e Biografia. Significados para a História”. Lócus - Revista de História. Juiz de Fora, v. 9, n. 1, 2003, p. 33-48.