quinta-feira, 1 de junho de 2023

[DOCUMENTÁRIO] História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística

Publicando aqui este material preciosíssimo, que tive a honra de contribuir minimamente.
Assistam!



Descrição: O videodocumentário "História mal contada: os feminicídios na cobertura jornalística" busca estimular o debate sobre o papel do jornalismo na prevenção e no combate ao feminicídio. Produzido pela Lilás Filmes, traz depoimentos de mulheres, especialistas, representantes de movimentos sociais e pesquisadoras.
O material faz parte de uma pesquisa mais ampla do Grupo Transverso, intitulada “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”. O trabalho é coordenado pela professora Terezinha Silva, uma das líderes do Grupo.
***

O projeto “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público” tem sido desenvolvido desde 2021 pelo grupo de pesquisa Transverso, formado por professoras, doutorandas(os), mestrandas e alunos de Iniciação Científica do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.

O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento de feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pela imprensa a partir de março de 2015, quando foi promulgada a lei do feminicídio (nº 13.104, de 09/03/15), e analisar o modo como esses crimes são tratados na cobertura jornalística no Estado.  Pela lei de 2015, feminicídios são crimes motivados por violência doméstica e/ou por discriminação de gênero.  

O projeto conta com apoio e financiamento dos editais  nº 01/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (Propesq) e nº 26/2020 da  Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). 

A pesquisa vai resultar na produção de conteúdos, dados e materiais educativos que colaboram para a discussão e a formulação de políticas de combate a violências contra mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
Você pode acessar a produção resultante da pesquisa  neste espaço do site do grupo Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica.

(FONTE: https://transverso.ufsc.br/cobertura-de-feminicidios/ )

Nenhum comentário: