terça-feira, 7 de julho de 2009

TOLERÂNCIA: de zero à dez...

Dois fatos.
Num sujeitos maltrapilhos, noutro os colarinhos brancos e de grife. 
Aos pobres a 'Garra' mete a garra, mas se for preciso a bala. 
Aos mais que milionários as ordens cautelares são elaboradas quase que na velocidade da luz, a polícia mais refinada manda cortar cabeças se houver irregularidades. 
Quais irregularidades? 
Aquela que o poder do dinheiro não compra: a dignidade e a ética.
Na Sé, a fé de que a comida chegue é interrompida pela grade do esquecimento, invisível aos olhos daqueles que se encantam com a beleza construída (e corrompida) pelas pontes, praças, valériodutos e opportunity's piTTorescas do cenário urbano. 
Como dizia Cazuza "aquele garoto que ía mudar o Mundo, mudar o Mundo. Frequenta agora as festas do 'Grand Monde'"
 Tela: LUCIANO COLOSSI

- rompante de criatividade e indignação às 4h am 
- Após as matérias, seguem as críticas finais

Operação na Sé acaba com pelo menos 90 detidos em SP - UOL Notícias - 06/07/2009 - 19h58

Policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) prenderam nesta segunda-feira (6) pelo menos 90 pessoas na região central de São Paulo entre foragidos da Justiça e acusados de crimes como estelionato e receptação. A operação Marco Zero, que durou quatro horas, é o desfecho de um trabalho de investigação iniciada há 60 dias.
Dos presos, cinco foram detidos por roubo e receptação ao serem pegos com 166 relógios, oito celulares e duas armas de brinquedo; outros três adolescentes foram presos por tráfico de drogas - eles portavam 49 pedras de crack, três porções de maconha, um cigarro de maconha, além de 1 kg de substância branca não identificada, que seria usada para misturar na cocaína.
Também foram presas seis pessoas por falsificação de documentos e outras duas que eram foragidas da Justiça. Trinta e quatro pessoas levadas à delegacia tinham passagem pela polícia, mas não eram procurados. Os outros cerca de 40 detidos foram liberados após averiguação no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo).
"A praça da Sé é um microcosmo da criminalidade da cidade. Muitos bandidos convergem para esse local. O objetivo da Polícia Civil é combater a violência em toda a cidade e estamos deixando isso claro quando fazemos isso no marco zero de São Paulo", disse o delgado Osvaldo Gonçalves, supervisor do Garra, em entrevista coletiva.
Equipes uniformizados e disfarçadas detiveram as pessoas e apreenderam objetos. Alguns policiais usaram roupas de varredores de rua para surpreender os suspeitos. Os detidos ocuparam um ônibus e 20 viaturas do Garra. 

MPF-SP denuncia Dantas, liga Satiagraha ao mensalão e pede três novos inquéritos - 06/07/2009 - 15h08

Além de apresentar denúncia contra o sócio-fundador do banco Opportunity e mais 13 pessoas, o MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo avalia que três novos inquéritos precisam ser abertos para aprofundar as investigações da Operação Satiagraha, agora ligada a outro escândalo, o do mensalão.
Segundo o MPF, um dos inquéritos deve servir para aprofundar a participação de pessoas investigadas inicialmente e não denunciadas neste momento, como o ex-deputado federal Luís Eduardo Greenhalgh e Carlos Rodenburg (ex-cunhado e sócio de Dantas). Outro deles apurará crimes financeiros na aquisição do controle acionário da Brasil Telecom pela Oi, e, por fim, uma das investigações será de evasões de divisas supostamente praticadas por cotistas brasileiros do Opportunity Fund, com sede nas Ilhas Cayman, no Caribe. MPF: grupo teria financiado o "valerioduto" - As acusações De acordo com o MPF, o grupo pratica crimes desde 1999. Dantas, Verônica e Ferman, no comando do Opportunity Fund e do banco Opportunity, teriam permitido a presença de cotistas brasileiros no fundo, quando a prática era proibida, e desviado recursos da Brasil Telecom para autofinanciamento do Opportunity, além de outras ações que configuram gestão fraudulenta e temerária, com o apoio material de outros denunciados. A evasão de divisas teria ocorrido entre 1998 e 2004, porque cotistas brasileiros foram autorizados a investir no Opportunity Fund, o que era vedado. Já a lavagem de dinheiro teria ocorrido porque os acusados tentaram ocultar recursos próprios e de terceiros por intermédio de fundos do Opportunity, dissimulado transferência de recursos por meio de uma consultoria e envolvendo duas offshores e uma empresa de fachada, MB2 Consultoria Empresarial.

Saiba quais são as acusações contra cada um dos denunciados na Satiagraha

Daniel Valente Dantas, controlador do grupo Opportunity Formação de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro
Verônica Valente Dantas, sócia e irmã de Dantas Formação de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro
Dório Ferman, presidente do banco Opportunity Formação de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, gestão temerária de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro
Itamar Benigno Filho, diretor do banco Gestão temerária de instituição financeira e participação no crime de gestão fraudulenta de instituição financeira



Depois de tamanho absurdo fico me questionando: o que é eficiência para o Poder Público?
É, sim! Eficiência...
Para a PM de São Paulo é prender os pobres.
Para o PF-MPF-Justiça Federal é fingir que vai prender os Marajás.
Pra uns o direito é real, nu e cru, pra outros é meramente uma formalidade em que já se sabe o placar final.
Assim será também será com Sarney.
Não estou aqui abrindo mão da minha condição de Criminóloga Crítica, mas sim refleltindo sobre o rombo deixado aos cofres públicos pelas classes política e econômica, ao longo destes 5 séculos.
Não me venham dizer que agora que se tem corrupção, pois a corrupção tá na base da construção da sociedade brasileira, desde a vinda dos portugueses, o que temos agora é a alta tecnologia a serviço da informação por conveniência... monopolizada pela "Mídia Grande e Gorda" (segundo os Jornalistas da Caros Amigos), que, não obstante, atua em todas as esferas do Estado (executivo, legislativo e judiciário).
Até quando oscilaremos entre esses patamares "esquizofrenizantes"*???
(*seguindo a mais nova onda em massa, pelo retorno dos Centros de Internamento Horpitalar aos Doentes Mentais) 

Será que só eu que estou Louca? (Mais que o de comum?)
Favor, respondam!

Beijos e saudades (muitas!),
Dani Felix

Nenhum comentário: