terça-feira, 30 de junho de 2009

ando meio...

Desligada!

Foi um breve período... não se preocupem (Risos!).
A semana passada foi conturbada e esta já começou agitada! Não tive tempo de escrever nada decente, mesmo com muitos acontecimentos nacionais e internacionais, não os digeri ainda, até porque não há grandes espaços midiáticos além da morte do "Ídolo" Michael Jackson... 
Adianto que ele não é meu ídolo!
Tenho outros ídolos, com ideias políticos nada pasteurizados! OU MELHOR, com ideais políticos. Não pasteurizado, não embalado a vácuo e não conservado quimicamente!
Respeito o ser humano que perdeu a vida por uma causa ainda não muito bem justificada, mas é irritante aguentar a "midia gorda e grande" querendo criminalizar o médico, a mãe, o pai, o raio que o parta!
Respeito, de igual forma, as complicações psicológicas que fizeram daquela criança um ser controverso, complexo e mutilado, mas repudio a paz de espírito (falta uma palavra adequada pra nominar esta solução às suas perturbações, sem que eu tenha de entrar nas discussões das psicologias - independente de linhas!) que o DINHEIRO não comprou
Vê-se concretamente que o dinheiro dele ao invés de torná-lo (a si prórprio e não para os outros) uma pessoa melhor e resolver (ou ao menos superar) os "traumas" da infância e das agressões sofridas (se é que de fato elas aconteceram, ou é mera especulação, ante a falta de assunto que permeia esta cobertura global), transformou-se num ser plástico, degradado,  descartável, tal e qual a indústria da cultura POP.
BEM-VINDOS ÀS CONSEQUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE! Infelizmente... Em breve poucos saberão quem é MJ, como muitos já nem sabem, porém engrossam o caldo do setor dos "sem assunto"! (pronto, desabafei minha indignação!)
Há poucos minutos, enquanto pensava no assunto do post, assistindo ao "nada tendencioso" Jornal da Globo, apresentado por William Waack, passados 2 blocos de notícias de Hollywood, diz a nota: "A ONU e Países do Mundo inteiro, INDEPENDENTE DE POSIÇÃO POLÍTICA, desaprovam o Golpe de Estado em Honduras....!", esta e mais meia dúzia de palavras, incluindo a de que o Presidente Lula está retirando as Missões Diplomáticas daquele País, foram a cobertura do JORNALÃO para um assunto seríssimo. A medida de retirada é drástica, em se tratando de Política Internacional. Condena-se o Golpe Militar aplicado, mas esquecem que só o Presidente foi "sequestrado", o POVO  (constituído de nacionais e imigrantes) continua lá, sofrendo as consequências das ditaduras DE DIREITA, que defendem e financiam este mercado de consumo destituído de reflexão e senso crítico e, simplesmente, os Consulados e Embaixadas estão fechando as portas?
Sob a ação Militar existe uma lógica e uma base ideológica de dominação. Seria irresponsabilidade minha fazer qualquer análise sobre as politicas de Honduras, pois não conheço, todavia, as manobras militares na América Latina sempre foram o braço armado do domínio do sistema capitalista, da soberania econômica e cão de guarda das classes  (elites) dominantes. 
Jamais se prestaram a defender o seu povo e a soberania social, fazendo valer os direitos das minorias - que são maiorias! (esta mesma lógica militar - de guerra e supressão de direitos pela violência física - se aplica à formação policial estabelecida como modelo e reproduzida culturalmente às novas gerações; o exemplo mais recente que temos - talvez não mais recente, mas o que mais me chamou a atenção nas últimas semanas - é o do Confronto da Polícia Militar de SP com os Funcionários e Estudantes da USP).
Pergunto-me: se todos se retirarem, mantendo-se tão-somente POVO e Exército, quem vai socorrer humanitariamente os Cidadãos? Basta simplesmente dizer que não concorda com o Golpe, fechar as portas e se retirar? 
Só esqueceram de dar "adeus" a quem fica nas mãos das políticas brutais que penssávamos que haviam ficado no Século passado.
Bom, amanhã em Florianópolis não será diferente, além do frio e da chuva, está prevista a greve dos Motoristas do Transporte Coletivo Municipal, que deve começar às 7h da manhã!
Dia de caos na cidade... uso e abuso da proteção do capital! 

A luta por melhores salários e melhores condições de trabalho que é DISCURSO DE COMUNISTA, DE BADERNEIRO E "COMEDOR DE CRIANCINHAS"... isto sim ficou soterrado pelo Muro de Berlim...

***
Bom, mudando de assunto, tive um feliz reencontro virtual com um Amigo da época de Colégio de Aplicação, LUCIANO COLOSSI, mesmo morando na mesma cidade faz anos que não o vejo, Ele é Artista Plástico e tem suas obras expostas nas páginas Arte Atual e Artists Rising, obras essas que passam a ilustrar meus posts. 
Publicações devidamente autorizadas e respeitando todos os direitos do Artista, claro! 

Querido, já escrevi diretamente falando que adorei o trabalho e, além, faz eu reviver nossas épocas transviadas! Risos! Lembro de você, o Edu (Ribeiro) e o Chico (Saraiva), cada uma na sua viagem artística própria: você com seus desenhos esferográficos em todos os cadernos (eu devo ter algum rabiscado também!), o Edu na bateria imaginária nas carteiras de madeira do CA e o Chico assobiando ou cantando alguma música da MPB! Saudades!
Fantástico isso!  O mundo virtual tem um lado muito bacana!

Abraç@s a Tod@s Sempre! 
Menção especial hoje ao Luciano pela gentileza de colorir e alegrar meu Blog e Aquele Grande Homem que parte em poucas horas para levar ao Velho Mundo um pouco da sua experiência na construção de "um outro mundo possível!" (vai tranquilo e sem medo de ser feliz!)

Dani Felix

Nenhum comentário: