domingo, 26 de abril de 2009

Lançamentos!

Eu sou suspeita para falar de Z. Bauman, pois sua percepção da liquidez das relações sociais é para mim a explicação de boa parte de uma crise de identidade que afeta a todos indistintamete, embora muios não tenham ainda se dado conta disso.

A 'Confiança e Medo na Cidade' veio na melhor hora para mim, pois ando em busca de um conceito (que me sirva) sobre a concepção de medo. Estou lendo, após dou minha opinião.

Já 'A Arte da Vida', embora eu saiba que não se trata de um manual e que deve conter inúmeras induções à reflexão dos projetos de futuro, tá na estante... leitura pós-dissertação... quem sabe me sirva pra refletir o que farei depois. Ainda não tenho planos definidos..

Beijos!


Confiança e medo na cidade
Zygmunt Bauman

SINOPSE: A cidade do nosso tempo se transformou em um território de medo e insegurança. Por isso mesmo, a arquitetura das metrópoles tornou-se defensiva: bairros fechados, grades, muros e uma série de mecanismos que restringem o contato com o outro. O resultado disso é um espaço urbano que promove a segregação, e não o encontro de diferenças – marca das grandes cidades em sua origem. O desafio dos pensadores e políticos contemporâneos, segundo o brilhante sociólogo Zygmunt Bauman, é recuperar a dimensão comunitária do espaço público, como forma de aprender a arte de uma coexistência segura, pacífica e amigável.. Inclui uma análise da arquitetura nas grandes cidades, revelando um ponto de vista original na obra de Bauman.
Fonte: http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1243



A arte da vida
Zygmunt Bauman


SINOPSE: O que há de errado com a felicidade? [...] O que é felicidade? É possível alcançá-la definitivamente? A sociedade líquida moderna espera que cuidemos de dar sentido e forma às nossas vidas, nos julga pelos resultados e também nos faz pensar que a arte da vida tem por objetivo a felicidade. O novo livro do grande pensador contemporâneo Zygmunt Bauman trata dessas desconcertantes questões e é uma exposição brilhante das condições e limites que influenciam nossos projetos de vida.

Nenhum comentário: