segunda-feira, 3 de agosto de 2009

[1ª CONSEG SC] Parte 3: Conferência Livre no Presídio Feminino de Florianópolis/SC

O Projeto de Extensão Universidade Sem Muros e o Centro Cultural Escrava Anastácia realizaram em 27 de julho passado uma CONFERÊNCIA LIVRE NO PRESÍDIO FEMININO DE FLORIANÓPOLIS/SC, intuindo levar ao Ministério da justiça, mesmo que quase no encerramento das atividades, as vozes daquelas que sofrem diretamente o peso das múltiplas violências do Sistema de Justiça Criminal e da Segurança Pública. Mais do que um exercício de Cidadania, constituiu-se ali um exemplo de humanidade daqueles que levaram a sério o compormisso do debate travado pelo MJ e toda a Sociedade.
Roberta e Gabi, pela leitura do relato tenho a certeza de que vocês só dignificaram nossos trabalhos sérios e implicados com práticas emancipatórias. Agradeço, de coração, poder tê-las por perto. Estendo este agradecimento a tod@s os Amig@s e Coleg@s de Caminhadas proporcionado pelo Projeto de Extensão, muito bem conduzido pelas mãos de Vera Andrade.

Segue a Descrição analítica da Etapa e, ao final, atalho para a íntegra do relatório:

A Conferência Livre realizada no Presídio Feminino de Florianópolis – PFF foi organizada e dirigida pela Roberta Espindola Miranda - Advogada e Mestranda da UFSC e Gabriela Jacinto – Estudante de Direito. Contou com a presença de 10 (dez) mulheres presas, em regimes e situações variadas (Ex. condenadas, provisórias, regime fechado e semi-aberto). No primeiro momento todas as participantes se reuniram em bancos, na qual se formou um círculo, para melhor visualização, debate e interação de todas ali presentes. Em seguida foi feita à apresentação pessoal/individual das pessoas presentes, após, Roberta Miranda, da Universidade Federal de Santa e Gabriela Jacinto, da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, iniciaram uma breve explanação do Texto-base da Conferência Nacional de Segurança Pública, vinculando tais questões à realidade local, com foco na Segurança Pública.
Por ser acordado que as discussões seriam restritas ao eixo temático 6 (Diretrizes para o Sistema Penitenciário), os participantes iniciaram um debate sobre o tema e à construção de contribuições e pontuações das maiores necessidades que visualizam para o Sistema Penitenciário.Ainda, a realização da Conferência Livre no PFF, foi de suma importância, por ter possibilitado a ampliação do debate, e conferindo-lhes a oportunidade de discutir segurança pública e ver suas necessidades e anseios externalizadas para além dos muros. Aquelas que não tiveram a oportunidade de participação nas outras etapas - pela impossibilidade de locomoção por conta da prisão, ganharam com a Conferência Livre voz e vez, e deixaram as suas contribuições e maiores necessidades pautadas em Princípios e Diretrizes.
Ao final, foram apresentadas as proposições onde todas debateram e votaram nas prioridades, que seguem neste relatório.

Beijos, Dani Felix

Nenhum comentário: