sábado, 21 de março de 2009

1ª Conferência Nacional para Segurança Pública





Como viram pelo post anterior, ando às voltas com o preparo deste Curso com Dr. Theodomiro Dias Neto, sobre "Segurança Pública: do modelo repressivo à 'Nova Prevenção'", nesta próxima semana, aqui na UFSC. Um evento Corrdenado pela Profa. Vera Regina Pereira de Andrade e promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Direito, Programa de Enciono Tutoria - Direito e Projeto de Extensão Universidade Sem Muros, em parceria com o Ministério da Justiça - CONSEG.
O que era pra ser um simples evento acadêmico tomou proporções inimagináveis, ao menos pra mim, pois acredito que minha Queridíssima Orientadora já estava prevendo o eco diante do ano de discussão da Segurança Pública no País, abrindo várias portas para Nós, Grupo de Criminólogos ligados à Profa. Vera, o que me ocupou praticamente quase toda a semana com reuniões e compromissos.
Além da organização do evento que já estava acontecendo, fui nomeada pela 1ª CONSEG, Conselheira Estadual da Comissão Organizadora do Estado de SC, membro do Grupo de Trabalho Metodológico, bem como articulãção, comissão esta responsável pela organização da Conferência em nivel estadual que, por sua vez, também é preparatória da Nacional, que se realizará em Agosto em Brasília/DF.
Isto ocorreu face a uma enormidade de coincidências e ligações entre Colegas da UFSC espalhados pelo Brasil, mas que como resumi, a segurança pública no país tá ficando pequena demais para nós, CPGDianos e Orientandos da Vera Andrade... Impressionante! Os laços institucionais acabam ajudando a fortalecer nossa atuação política e acadêmica, além de estarmos conseguindo romper, gradativamente, os "muros", não só da universidade, mas também das instituições que nunca pararam para nos chamar para contribuir, para somar esforços, ao nosso ver, na perspectiva dos direitos humanos.
Embora seja um meio restrito e ligado ao direito, parece-me que nosso discurso ecoa pelos 4 cantos do País... e é muito gratificante saber que o caminho é este e que se está trilhando ao lado das pessoas certas...
Diante destes novos acontecimentos e de novos rumos de discussão que vinha travando dentro da criminologia, passaremos a discutir os debates sobre políticas públicas e as mudanças no cenário que esta se pondo.
Minha contribuição ainda é incipiente, vez que acabo de tomar pé do debate, mas terei reuniões semanais e, em breve, poderei postar textos mais substanciosos, todavia, já coloquei os links de notícias e textos da CONSEG, para quem quiser se aprofundar no tema.
Como percebi, logo de saída, que um dos grandes problemas continua sendo a comunicação e o acesso às informações, estou me comprometendo a repassar tudo que for chegando até mim.
Outra carência enorme é a ausência da sociedade civil não só na participação, mas também nos postos representativos com direito a voto.
Um dos interesses do movimento é a forma de gestão democrática, em que a população venha expor suas necessidades, suas visões e experiências e a partir daí a elaboração de princípios e diretrizes para nortearem as políticas públicas para a segurança, que ensejaram na criação do SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Por este fator, que considero o principal (a necessidade de mobilização da sociedade civil), que passarei chamá-los cotidianamente por aqui, embora eu saiba que o blog não tenha um grande número de acessos, mas é inegável a riqueza do espaço, por isso insisto!

Ainda, nesta semana, tivemos (USM) uma Reunião com um Representante da OAB/SC, que declara o interesse Institucional num Projeto de parceria com a Academia.
Mais um caminho está se abrindo, projeto este embrionário, mas que poderá ser de grande valia para ambas as partes, desde que muito bem fundamentado e articulado.
Quando houver mais notícias também trarei ao blog.

Beijos e até!

Dani Felix


Nenhum comentário: